top of page
  • Foto do escritorJORNAL PANORAMA SC

Aberto período de inscrições para o Curso de Cuidadores


A edição 2023 do Curso de Cuidadores, oferecido pela Prefeitura de Urussanga, através da Secretaria Municipal de Saúde, está com inscrições abertas desde a quarta-feira desta semana 26/07.

São 20 vagas gratuitas, para encontros que visam proporcionar um conjunto de conhecimentos teóricos específicos e auxiliar no desenvolvimento de habilidades essenciais para as práticas do cuidado às pessoas com necessidades especiais.

“Quando falamos do cuidado de pessoas com necessidades especiais, estamos falando dos idosos, das pessoas com deficiência (PcD) e também das que apresentam alguma condição patológica que requeira assistência, como doenças, estresse emocional e acidentes. Queremos oferecer um preparo formal para as pessoas que desejam se tornar cuidadoras, mas também especializar de fato, as pessoas que já realizam o trabalho, mas nunca tiveram uma qualificação na área”, destaca a Secretária de Saúde, Ingrid Zanelato.

O curso foi dividido em sete módulos, com carga horária de 18h.

“Serão dois encontros semanais, às terças e quintas-feiras, com duração de 2 horas cada. Ao todo, vamos realizar nove aulas nos meses de setembro e outubro, todas no período noturno, nas dependências da Secretaria de Saúde”, explica a secretária. Ao final dos encontros, cada participante que registrar, no mínimo, 75% de presença nas aulas, receberá um certificado.

As vagas são limitadas e as inscrições poderão ser feitas até o dia 01 de setembro de 2023, nas Unidades de Saúde, na Secretaria de Saúde, na Vigilância em Saúde e na Farmácia do SUS.


Assuntos abordados

Serão nove aulas, em sete módulos, que trazem os seguintes temas: aula inaugural; políticas públicas de saúde; envelhecimento; o cuidador e as relações familiares; aspectos psicológicos do cuidador; aspectos da fisioterapia no cuidados de pacientes com necessidades especiais; doenças mais comuns em idosos e pacientes com necessidades especiais; atividades de rotina e higiene pessoal; cuidados especiais; necessidades nutricionais e deglutição; uso correto das medicações; violência e maus tratos; e morte.

Comments


bottom of page