top of page
  • Foto do escritorJORNAL PANORAMA SC

Ações de combate a dengue em todo o município


Nesta semana as Agentes Comunitárias de Saúde de Urussanga iniciaram os trabalhos de orientação e cuidados a serem adotados para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti que transmite a dengue, febre do chikungunya e da zika.

Entre as orientações feitas pela equipe de vigilância em saúde estão: promover a limpeza semanal de calhas; verificar regularmente o quintal e seu entorno para identificar os riscos para o estabelecimento de potenciais criadouros (garrafas, pneus, latas...).

As agentes de saúde estão visitando, neste primeiro momento, os locais com maior risco. Ressalta-se que todas estão devidamente uniformizadas e identificadas. O dia Nacional de Combate a Dengue é 18 de novembro (quarta-feira).

Embora o coronavírus e a Covid-19 tenham chamado maior atenção, as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti continuam prejudicando brasileiros.

Segundo a Associação Paulista de Medicina, o Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde até a 23ª Semana Epidemiológica – período de 29 de dezembro de 2019 a 6 de junho de 2020 – informa que foram notificados mais de 823 mil casos prováveis de Dengue em todo o País, com taxa de incidência de 392 casos a cada 100 mil habitantes. Para Chikungunya, os dados são de mais de 47.100 casos prováveis notificados – com taxa de incidência de 22,4 casos para cada 100 habitantes – em todo o Brasil. Já os dados de Zika Vírus – equivalentes ao período de 29 de dezembro de 2019 a 23 de maio de 2020 – indicam que mais de 3.600 casos prováveis da doença, com taxa de incidência de 1,8 caso a cada 100 mil habitantes, foram notificados.

bottom of page