Quem estava aguardando com ansiedade a decoração natalina em Urussanga, certamente se surpreendeu com a beleza e a criatividade.
Além das luzes multicoloridas e enfeites dispostos por toda a Praça Anita Garibaldi e Casa do Papai Noel, Urussanga se destacou em toda a região por utilizar símbolos da sua própria história para trazer um lindo clima de Natal.
Um deles é a já conhecida e admirada Árvore de Garrafões que, este ano, está nas proximidade da igreja matriz Nossa Sra. da Conceição.
Outro é a chamada “L’albero delle derli” ou Árvore dos Cestos, que transformou os balaios utilizados pelos colonos a caminho da roça em uma árvore que vem merecendo elogios da população.
Segundo o Diretor de Cultura Nevton Bortolotto, foram utilizados 145 balaios. Os que ficam próximo ao solo têm diâmetro de 80cm, sendo que os balaios vão diminuindo conforme aumenta a altura da árvore.
“A idéia foi utilizar um instrumento de trabalho muito comum, muito tradicional da nossa cultura, que é o balaio confeccionado com cipó e também com a taquara, o bambu.
Todo este trabalho foi realizado no Parque Municipal pelos servidores Zé Magalhães e Francisco Urbano, e a decoração dos balaios ficou a cargo da equipe que trabalhou na decoração natalina”. afirmou Bortolotto.
Komentar